Olá,
Gostaria de informar que este tutorial eu fiz e não copiei, e para entendimento completo aconselho que você leia TODAS as linhas. Começando
Primeira Parte : Configurações mais simples de um monstro
Irei usar o script de um Demon como exemplo deste tutorial.
Os monstros devem ser um arquivo XML
Todo monstro começa com esta seguinte tag :<?xml version="1.0"?>
Então, sempre que for começar a fazer um coloque essa tag.
E as configurações básicas de um monstro são :
<monster name="
Demon" level="
80">
<health now="
8200"/>
<look type="35" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2916"/> <combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>
Em sublinhado temos o nome do monstro, lá você irá colocar o nome que você deseja que ele tenha, e aconselho colocar o nome do arquivo com o mesmo nome do monstro.
Em vermelho temos o level e magic level do monstro. Eles indicaram a força do monstro, especialmente por magias. Isso porque o level e magic level são multiplicados para se saber quanto irá tirar a magia.(multiplicados pelos danos de cada magia, que variam).Em azul temos quanto de experiencia o monstro irá dar ao player quando morrer. Mas nao esqueça, ai ela não está multiplicada pelo número de vezes do servidor. Ponha uma exp XXX e quando você iniciar o seu servidor ele irá multiplicar automaticamente pelo número de vezes que é a experience.Em verde temos o que diz se o monstro pode ser puxado/empurrado ou não. Coloque 1 para que seja possivel empurra-lo como se faz com rats, spiders, e bixos fracos em geral. Coloque 0 para que não seja possivel empurra-lo, como acontece com dragons, demons etc...Em amarelo temos a armor e a defense do monstro, isso indica "os equipamentos do monstro", ou seja, eles indicarão quanto o monstro irá tomar de hit, terá mais influencia em hits por melee.
Em azul escuro e negrito temos o que dirá se ele empurra itens ou não. Coloque 1 para que ele consiga empurrar/puxar e 0 para que ele não possa empurrar/puxar. Caso você coloque 0 ele poderá ser "trapado" por chairs, boxes etc...
Em violeta(roxo), temos a probabilidade de ele mudar de alvo, quanto maior mais ele mudará, mas isso acontece em geral quando tem mais de 1 player próximo do monstro.Em marrom temos a velocidade do monstro, ele pode ser rapido como uma wasp ou lerdo como um slime, mas ele por enquanto não usa magias. Quanto maior o numero da speed mais rapido ele é.Em vermelho escuro temos a vida que o monstro irá ter quando aparecer (health now é a life dele) e a vida maxima que ele podera ter com healing spells e etc(health max). Ele pode ter mais life que o maximo ou menos que o maximo, alterando assim a cor de sua barra de life.Em negrito e sublinhado temos o visual do monstro, para que ele tenha um certo look apenas mude o "look type" de acordo com o monstro que você deseja, infelizmente não tenho uma lista. E o corpse é qual corpo irá aparecer quando ele morrer, então apenas troque pelo ID desejado, e eu também não tenho uma lista.Primeira parte terminada
Segunda Parte : Ataques Colocarei outro exemplo, dos ataques do
Demon :
Sempre que você for colocar os ataques dos monstros inicie pela tag :
<attacks>
E termine com: </attacks>
Temos alguns tipos de ataques eles são:Melee
Instant
Rune
Distance
~~~~~~
Melee :
<attack type="
meleeEm vermelho temos o tipo de ataque, o que indicará se é melee, instant, rune ou distance.Em azul é o dano maximo que irá tirar esse ataque, ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.Em verde temos a probabilidade de o monstro usar esse ataque, em melee aconselho deixar sempre 100(o ataque é em porcentagem, ou seja, 100 = 100%).OBS : É póssivel repetir os ataques quantas vezes quiser, colocar mais de um melee ou distance, rune etc... assim fazendo com que o monstro fique mais forte e ataque mais rapido, como se fosse uma metralhadora.
Instant :
<attack type="
instantEm vermelçho temos o tipo, já explicado a cima.Em azul temos qual magia será usada, para que ela funcione corretamente deve estar no lugar certo no arquivo spells.xml e na pasta instant (data/spells/instant).Probabilidade já foi explicado a cima.Rune :
<attack type="
runeEm vermelho temos o tipo de ataque, explicado em melee.Em azul temos qual runa ele irá usar neste ataque, ela pode ser escolhida de acordo com sua vontade.Em verde é a exaustão, funciona = players, mas também é afetada pela probabilidade.Sublinhado é a probabilidade já explicada.Distance :
<attack type="
distanceTipo de ataque, já foi explicado.Qual arma de distancia sera usada. Arrow, Bolt, Power Bolt, Burst Arrow, Poison ArrowDano minimo e maximo, apenas escolha qual será o dano minimo e o dano maximo, mas ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.
Terceira Parte : Imunidades
As imunidades começaram com a tag :
<defenses>
E terminará com a tag: </defenses>
Vou colocar as imunidades do demon: <defenses>
<defense immunity="
energy"/>
<defense immunity="
fire"/>
<defense immunity="
poison"/>
<defense immunity="
paralyze"/>
<defense immunity="
invisible"/>
<defense immunity="
drunk"/>
</defenses>
Temos em azul as imunidades, o demon parece ser imune a tudo, mas ele toma dano de melee. Imunidade a invisible significa que ele ve invisivel. Porém é possivel ter imunidade a melee, como o ghost. Essa parte é bem simples.
Quarta Parte : Vozes Devera ser iniciada por: <voices>
E termina com: </voices>
exemplo: <voices>
<voice sentence="
Your soul will be mine!"/>
<voice sentence="
Your resistance is futile!"/>
<voice sentence="
MWA HA HA HA HA!"/>
<voice sentence="
I SMELLLL FEARRR!"/>
<voice sentence="
CHAMEK UTHUL URAK!"/>
</voices>
Altere o que está em vermelho para o que você desejar que o monstro diga em laranja.
Aumente ou diminua a quantidade de acordo com a variedade que você deseja.
Quinta Parte : Loots Agora para configurar os loots é mais complicado, porque é necessario escolher o ID dos itens que irão dropar, eu não farei uma lista porque é muito grande a variedade, mas você pode olhar através de um item editor, map editor... etc...
Exemplo do demon :
<loot>
<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="2148" countmax="25" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="2393" chance="960"/> --giantsword
<item id="2514" chance="950"/> --mastermind shield
<item id="2432" chance="2000"/> --fire axe
<item id="2472" chance="430"/> --magic plate armor
<item id="5906" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon dust
<item id="5954" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon horn
<item id="1987" chance="100000">
<inside>
<item id="2678" countmax="3" chance1="10000" chancemax="0"/>
<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="2151" countmax="4" chance1="4000" chancemax="0"/>
<item id="2462" chance="555"/> --devil helmet
<item id="2149" countmax="3" chance1="1428" chancemax="0"/>
<item id="2171" chance="800"/> --platinum amulet
<item id="2387" chance="6666"/> --double axe
<item id="2470" chance="180"/> --golden legs
<item id="2520" chance="200"/> --demon shield
<item id="2418" chance="833"/> --golden sickle
<item id="2377" chance="3333"/> --two-handed sword
</inside>
</item>
</loot>
Como percebemos deverá se iniciar com <loot> e termina com </loot>
Mas nao esqueça de colocar o </item> antes do </loot>
Vou pegar como exemplo :
[quote] <item id="
2470Em vermelho temos o ID da golden legs, ele deverá ser alterado para o ID do item desejado.Em azul temos a chance de dropar este item, quanto maior mais provavel, quanto menor menos provavel.O que está escrito "--golden legs" não é necessario, é apenas um detalhe para informar qual item é esse.
Sexta Parte : Summons Exemplo do demon :
<summons maxSummons="
2">
<summon name="
Fire Elemental"/>
</summons>
Deverá se iniciar por <summons maxsummons="quantidade de summons que ele fará no maximo">
Altera apenas o azul para escolher o numero maximo.Em vermelho é qual summon ela irá fazer, pode ser qualquer monstro.Em verde é a chance de sumonar este bixo. Quanto maior, maior a probabilidade.Caso você deseja mais de um tipo de summon como os necromancers, faça assim :
<summons maxSummons="2">
<summon name="Fire Elemental" chance="2000"/>
<summon name="Outro bixo" chance="1234"/>
</summons>
Pronto.
Ultima Parte : Terminando Para finalizar seu monstro coloque a tag :
</monster>
E pronto ! feito.
Ué, ele não funciona ?
Faltou um detalhe, em algumas versões agora é necessario adicionar no arquivo monsters.xml uma tag, então faça assim :
Abra o arquivo, e após "<monsters>" adicione a tag :
<monster name="Nome do seu monstro" file="Nome do arquivo do monstro.xml" />
Pronto !! AGORA SIM !! Ele funcionará 100% !!
Pretendo no futuro criar um tutorial de spells, assim você poderá criar um monstro com spells personalizadas e deixando-o melhor.
Obrigado.
Créditos : All Mad Maniac e MarkimBozi